Geotags e segurança, ou como uma brincadeira no telelé destruiu quatro helicópteros AH-64 Apache

Numa página do Exército dos Estados Unidos o autor explica como actualmente é fácil, utilizando as possibilidades de geo-localização dos telemóveis e mesmo dos computadores, descobrir onde uma determinada pessoa está e/ou esteve.

Refere no artigo como em 2007 soldados no Iraque tiraram umas fotografias a uma nova esquadrilha de helicópteros acabadinha de chegar à base. Depois postaram-nas na Internet – juntamente com a geo-localização. Com essa geo-localização o “inimigo” (que não é discriminado) atacou o complexo com morteiros e destruiu quatro desses helicópteros.

O artigo refere a sensibilidade de que a geo-localização se reveste no âmbito militar, mas a verdade é que também fala dos perigos para um cidadão comum.

Se usarmos as características de geo-localização, por exemplo, do Facebook, qualquer pessoa nossa “amiga”, mesmo que seja alguém que vimos uma vez num festival de música que nos foi apresentado por um amigo da prima do vizinho pode saber exactamente as nossas rotinas, os nossos hábitos, onde almoçamos, a que ginásio vamos, a escola dos nossos filhos, o lar dos nossos pais, etc, etc, etc.

Deixa um conselho: ter cuidado com quem adicionamos como amigos nas redes sociais e termina com a regra número 1 que se pode traduzir assim: se não queremos que algo venha algum dia a ser público, não o devemos postar. Em lado nenhum e de nenhuma forma.

Já todos vimos como aquilo que hoje foi postado de forma restrita para os nossos amigos mais chegados amanhã vai ser tornado público ou por uma mudança de programação ou por uma alteração às políticas de privacidade da rede social que utilizamos. E mesmo que isso não aconteça, se os nossos amigos receberam essa informação podem por sua vez re-publicá-la de forma não restringida.

E o comum dos mortais pode não ter meia dúzia de helicópteros de combate da Boeing à espera de serem rebentados, mas temos a nossa vida que, apesar de tudo, ainda é suposto ser em parte privada.

Image

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s